O que significa ser “arraigado em Cristo”, afinal de contas?
Como, portanto, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças. (Colossenses 2: 6,7 KJF)
Primeiro de tudo: entenda que o cristão que não está “arraigado em Cristo”, ou seja, aquele que não cria raízes profundas em Deus, tende a desviar-se do caminho da fé com mais facilidade, seja por grandes ou pequenos motivos, e nós aprenderemos como criar essas raízes neste estudo bíblico, continue lendo.

3 exemplos de pessoas que não criam raízes em Cristo.

menina dormindo dentre as raízes no chão, sono, preguiça
Na parábola do semeador (Mt 13:1-9, 18-23Mc 4:1-20Lc 8:4-8, 11-15), temos 3 exemplos de alguém que entra para a igreja, mas não procura ser “arraigado em Cristo”, não desenvolve raízes profundas para com Deus, e assim acaba desistindo da vida cristã, ou nem chega a desenvolvê-la.
semente que cai no caminho e é comida pelos pássaros descreve a pessoa que ouve a Palavra de Deus, mas não a entende (e provavelmente não desperta interesse para buscar entendê-la), então vem o diabo e arranca a Palavra do coração da pessoa, fazendo-a esquecer-se dela (Mt 13:4,19).
Neste caso tal pessoa nem sequer começa a fazer crescer suas “raízes em Cristo”.
semente que caiu sobre as pedras até começa a desenvolver características de quem está arraigado em Cristo, pois recebe a Palavra com alegria; mas quando vem os tempos de provação ou perseguição por causa do evangelho, então, por não ter raízes profundas, logo se desvia do caminho de Deus (Mc 4:5-6, 16-17).
Quanto à semente que cai dentre os espinhos e é sufocada por eles, descreve a pessoa que até ouve a Palavra de Deus e começa a segui-lo, mas junto com a semente crescem os espinhos; isto quer dizer que quando essa pessoa vê que não pode abandonar suas paixões mundanas, quando a cobiça por riquezas e bens materiais a seduzem, sufocam a Palavra, e a tornam infrutífera, e assim esta pessoa despreza a Deus ou não amadurece nele, não sendo verdadeiramente arraigado em Cristo (Lc 8: 7,14).
Entretanto, algumas sementes caem em boa terra e dão fruto, descrevendo as pessoas que ouvem a Palavra e com sinceridade convertem-se a Deus, criando suas raízes em Cristo! (Lc 8:15).
Então como ser arraigado em Cristo afinal de contas?

Veja 3 passos para criar profundas raízes em Cristo e ser edificado nele!

arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças. (Colossenses 2:7 KJF)
arraigado em Cristo e edificado nele - Colossenses 2:7
raízes sobre um edifício – imagem ilustrativa

#1 Arrependimento é o primeiro passo para quem quer ser arraigado em Cristo e edificado nele!

arrependido dos pecados, orando, cruz
Eu falo constantemente sobre arrependimento de nossos pecados contra Deus aqui no blog, pois este deve ser absolutamente o primeiro contato que devemos ter com Ele, porque nunca poderemos nos aproximar de Deus, sem antes nos reconciliarmos com Ele! (Rm 5:10)
Como aplicação neste estudo bíblico sobre como criar raízes em Cristo, podemos dizer que o arrependimento é como a terra limpa e preparada para receber a planta, que fincaránela suas raízes e crescerá.
O arrependimento é o caminho que se abre para nos conectarmos com Deus, através de Cristo Jesus, nosso Senhor!
Portanto, sem passar antes pelo arrependimento, que nos reconcilia com Deus através do sangue de Seu Filho, jamais alguém conseguirá ser arraigado em Cristo!

#2 Depois do arrependimento e reconciliação, continuar aprendendo mais do Senhor Jesus é extremamente necessário para criar raízes nele!

arraigados em Cristo, palavra de Deus, Bíblia Sagrada, raiz, árvore, pessoa
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, pois eu sou manso e humilde de coração (Mateus 11:29 KJF)
O arrependimento nos faz desistir do mau caminho em que andávamos, reconhecendo que não estávamos certos em nossa conduta; ele nos incita a seguir uma nova direção, demonstrando que verdadeiramente mudamos nossa mente e atitudes.
Mas que nova direção é essa?
Jesus Cristo, o Filho de Deus, pois Ele é o caminho! (Jo 14:6)
Para estar arraigado em Cristo precisa-se, obviamente, aprender mais dele, de Sua doutrina e de Sua pessoa, que é a completa imagem de Deus! (Cl 2:9)
Estudar a Bíblia Sagrada constantemente é todo o necessário para aprendermos mais de Cristo Jesus, nosso Senhor, e assim guardar a Palavra em nosso coração, tornando-nos semelhantes a Ele!
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21 KJF)
Conselhos com versículos para aprender a desenvolver o hábito de estudar a bíblia diariamente (1)

#3 Para ser arraigado em Cristo de verdade é necessário limpar-se do pecado, corrigindo-se!versículos bíblicos sobre um adorador por excelencia

Avaliar a si mesmo(a) a fim de corrigir sua própria conduta, e assim seguir colocando a Palavra de Deus em prática de verdade, é o que devemos fazer durante a caminhada da fé para que sejamos verdadeiramente arraigados em Cristo! (Leia 2 Co 13:5Tg 1:22)
Ninguém pode criar raízes profundas para com Deus senão guardar as palavras de Cristodentro de seu coração, e assim praticá-las! (Sl 119:11)
Veja que desejo sublime teve o salmista para com Deus:
Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. (Salmos 119:5 ACF)
Que seja este o nosso desejo também!
Avalie a si mesmo, corrija-se com a frequência necessária, e assim crie raízes em Cristo! (Sl 119:9)

Quem está arraigado em Cristo consegue suportar as tribulações dessa vida sem abandonar a Deus, tirando dele suas raízes!

árvore, vento forte, tempestade, raízes fortes
Podemos dizer que na parábola dos dois alicerces, que Jesus nos contou em Lucas 6:46-49, está bem definido o crente que realmente quer estar arraigado em Cristo, e aquele que é preguiçoso e negligente na vida cristã.
É o comparativo dentre duas pessoas, em que ambas ouvem a palavra de Cristo, porém uma delas tem o cuidado de guardar essas palavras no coração e praticá-las, e a outra é desleixada, não estando arraigado em Cristo.
Como o Senhor bem esclareceu na parábola, o difícil tempo de tribulação veio para ambos, e aquele que tinha o cuidado de estar arraigado em Cristo sobreviveu a este, mas o que era descuidado e não praticava a Palavra de Deus caiu, e foi grande sua queda.
Sua rasa raiz foi arrancada, e esta não conseguiu resistir…
árvore caída, raiz à mostra
Não seja negligente na vida cristã, mas cuide-se para criar raízes em Cristo que não possam ser abaladas!
Não sejais negligentes nas atividades; sede ferventes no espírito, servindo ao Senhor. (Romanos 12:11 KJF)
Tente colocar em prática no seu cotidiano estes 3 passos que aprendeu agora para estar arraigado em Cristo, construa a sua casa (vida) na Palavra de Deus!
casa na palavra de Deus, bíblia sagrada
Se este estudo bíblico foi edificante para você, não deixe de compartilhar com seus irmãos em Cristo!